Por que, Por quê, Porque, Porquê

Posts0Likes0Joined19/9/2019LocationSão Paulo / BR
Native
Portuguese
Learning English, French, Italian, Spanish

Mesmo os falantes nativos têm dificuldades no momento da escrita:

1) Por que: usado em perguntas, quando tem o significado de "razão", "motivo", "causa". Exs. "Por que ela não veio hoje?", "Não sei por que você não consegue um emprego." 

* Também é a união de por + pronome relativo que, significando "pelo qual", "pela qual", "pelos quais", "pelas quais". Ex. "As ruas por que passamos estavam cheias de lixo".

2) Porque: explicação, justificativa, causa, usado em respostas. Exs. "Não fui ao cinema porque perdi a hora", "Não fale alto porque as crianças estão dormindo", "Estou feliz porque ganhei um presente lindo"

3) Por quê: usado no final de uma frase. Exs. "Você não foi à festa por quê?", "Se você estudou para a prova, está nervoso por quê?"

* Quando a expressão aparece sozinha numa frase. Ex. "As crianças ainda não foram para a escola! Por quê?"

4) Porquê: depois de um artigo definido ou indefinido: Ex. "As crianças não entenderam o porquê do castigo", "O porquê do atraso não foi esclarecido até agora", "Diga-me um porquê para não ir ao compromisso amanhã".

Posted 
0
#1
    Feedback